Então, houve uma alteração discreta na temática assumida por este blog. Discreta, apenas detalhes cosméticos, nem na grade de cores eu me aventurei. Tomei como tema o "Chestnut Tree Café" (junto com os ilustrativos versos de "Betrayal"), esse triste e ambíguo local de "1984", símbolo de início e término da esperança: anteriormente teria sido um lugar onde os esperançosos se reuniam para planejar uma revolução; e, no presente da história, é o lugar onde estes outrora esperançosos, agora sombras arruinadas e domesticadas sem esperança, se reúnem para relembrar enquanto aguardam seu final determinado pelo Partido, ironicamente o produto da própria revolução.
Não pensei muito no significado dessa escolha, para além de sua representação óbvia: às vezes a gente consegue encaixar raciocínio e intuição em um único pensamento integrado, daí não precisa pensar muito, a gente sabe que tal escolha é apropriada, e pronto. Só digo, para eventuais interpretadores, que ela não tem maiores significações íntimas ou pessoais, esse tema é tomado no significado primariamente social que tem no original.
* * *
De resto, dei uma atualizada em links:
-Adicionei o essencial Virtual Bookstore, site nacional que disponibiliza na íntegra textos clássicos (i.e. que não têm mais direitos autorais) em pdf, txt e/ou doc, e cuja sessão de autores estrangeiros é na verdade mirror do Project Gutemberg, que tem a mesma proposta em maior escala. No site principal do P.G. os livros, mesmo os de outras línguas, são encontrados todos em inglês, mas ele tem mirrors em diversos outros países, sendo possível, por exemplo, encontrar Goethe original no mirror alemão.
Vale mencionar que esse projeto ambicioso busca dar à internet a sua grande utilidade potencial mas raramente realizada: tornar a cultura escrita acessível a um número cada vez mais amplo de pessoas. Por isso se intitula à imagem de Gutemberg que, para os incautos, foi o inventor da prensa mecânica, uma das invenções mais importantes da modernidade, por permitir a reprodução de livros em quantidade e velocidade sem precedentes, viabilizando a expansão cultural do Iluminismo.
-Adicionei também o site oficial do H.R. Giger, já citado por aqui, pintor suíço reconhecido pelo próprio Dali como "um digno continuador do surrealismo". Eu tenho uma quadro dele tatuado no braço, deslize meu não ter colocado o site dele antes. Complementando, tirando o "hr" da url você encontra o "site oficial americano", que também é bom, mas aparentemente é produto da tendência norte-americana a só reconhecer como oficial o que for deles, completamente desnecessária no caso, já que o oficial é bilíngüe inglês/alemão.
-Adicionei o site do IMDB, freqüentemente mencionado por aqui, meio óbvio, mas não custa nada constar pela completude.
-Dos blogs removi o falecido "Neurociência das Chicks Peitudas" do Hazel, já fora do ar, e o "Idéia Ordinária" do Will, este em oficial estado de abandono, além de outros por motivos diversos. Adicionei os blogs musicais Eletroboogie do Edinho e Indie Music Is Not Dead[NOTA: não me comprometo com a afirmação!] da Anny, ambos boas fontes de cultura musical. Adicionei também o RTFM (de "Read The Fucking Manual", deliciosa interjeição de fóruns e listas de discussão), raro fruto da busca por vida inteligente na internet, leitura pertinente. Por fim, re-adicionei o Boneca, nem sempre tão pertinente assim, mas que tá valendo também.
* * *
Por fim, um pedido: meu sistema de comments parece estar com problema, não tenho conseguido fazer nenhum comentário-teste nele. Caso alguém mais tente comentar e não consiga, por favor me mande um email avisando, pra eu ver o que faço. Valeu!