Ao ler um texto aguado de sociologia para aquela aula já citada aqui -- que a cada dia gera aburdos cada vez maiores, se eu tiver estômago depois eu relato a última pérola discriminatória soltada pela professora como "saber" -- eu esbarrei em uma citação interessante:
"Aquele que não está em condições de suportar a melancolia da insuficiência de uma ciência sociológica do homem deve voltar as costas a esta disciplina; pois o dogmatismo sociológico é pior do que a inexistência da sociologia."- Ralf Dahrendorf, "Homo Sociologicus"
Me parece bem útil essa frase, ainda mais se expandida para todas as ciências humanas, ou até mesmo para qualquer ciência. "Sociologia" nela pode ser substituída por qualquer ciência em questão para se obter o mesmo aviso pertinente.
Acho que isso reforça aquela minha teoria, normalmente aplicada ao cinema, de que (quase) nada é totalmente inútil, sempre dando para se salvar alguma migalha. O texto é aguado, a aula é fraca, e a área estudada é a mais dispensável das ciências humanas, mas ainda assim dá pra se salvar um trocado eventual.